Estilo Fotográfico e sua importância para iniciantes


Como eterna aprendiz, reconheço que são inúmeras as dúvidas sobre fotografia, sendo algumas delas: "qual câmera comprar", "o que, como e onde estudar", ISO, diafragma, obturador, flash... etc.

Adianto a quem está iniciando na fotografia que, cada vez que você elimina uma dúvida, outra novinha surge e isso se transforma em um circulo vicioso podendo até parecer cansativo, mas quando é feito com dedicação e prazer, isso tudo se transforma em terapia e é por isso que é normal ouvir ou ler por aí o quanto alguém é apaixonado pela fotografia (e só mesmo os apaixonados por essa arte para entender o quanto tudo isso é necessário).

O portal Essência Fotográfica trabalhará para publicar de maneira descontraída e eficaz, tudo sobre essa nossa paixão e para começar escrevo sobre Estilo Fotográfico, que acredito ser um assuntos importante e gostoso de conversar. Portanto, a primeira dica que publico é:


   Encontre seu estilo fotográfico   



 (fotos: Documental / Arquivo Essência Fotográfica )

É necessário que o fotógrafo tenha e siga um estilo, principalmente aos que desejam se profissionalizar, pq assim ficará fácil dedicar os estudos. Dentre os vários estilos existentes, são eles as fotografias de: viagens, esportes, retratos, natureza, arquitetura, moda, nu artístico, documentário, paisagens, fine art, eventos sociais como casamentos, festas de aniversários, batizados etc.

Se a questão for: Como definir o meu estilo?

A resposta é: Praticando, lendo, estudando, indo a exposições, conhecendo trabalhos de outros fotógrafos e fotografando, mesmo sem o domínio necessário para fazer por exemplo, retratos com tanta intimidade como os de Annie Leibovitz, simplesmente pratique até que se identifique com o seu estilo e isso acontecerá como num passe de mágica, quanto menos esperar, estará se interessando por dicas sobre determinado estilo e pronto, estilo encontrado!

Se você já tem um estilo bem definido, ótimo! Seu caminho já está trilhado, agora é só segui-lo.
Dica: Após obter bastante conhecimento sobre o estilo escolhido, escolha mais algum estilo e se jogue novamente nos estudos. Isso agregará em mais conhecimento além de aflorar sua criatividade. E se você deseja se profissionalizar na fotografia e está começando (do verbo começar, sem a ajuda do famoso "Paitrocínio" ou de padrinhos), você passará pela natural necessidade de comprar equipamentos ou cursos específicos e ao dominar mais de um estilo, automaticamente você ganha mais de um tipo de cliente e com isso, mais trabalhos/dinheiro e por aí vai :)


Assunto resolvido??? Se sim, agora é só você explorar sua essência e pronto! ...Pronto nada gente, temos muito ainda pra aprender e repassar. E para completar esse poste, nos conte qual é o seu estilo nos comentários. Se tiver um portfólio, exponha-o aqui também ;)

Obrigada aos que chegaram até aqui e até a próxima!

 

botão curtir face

botão seguir twitter

convite curtir face

Sobre

" Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"
Baseando nessa frase de Cora Coralina que o blog Essência Fotográfica iniciou sua jornada, e apesar de ser um bebe na blogosfera sobre fotografia, tratará diversos assuntos como... ler mais